A abordagem feita pelo professor Ladislau em sua entrevista Educação e Tecnologia, com certeza vem de encontro com toda essa discussão de tecnologias na educação. Concordo plenamente quando o professor Ladislau diz que: “a escola deve ser menos lencionadora e mais organizadora de conhecimento”. No entanto, o grande embate que encontramos ainda é com o currículo escolar este mais parece uma “missão impossível” do que um currículo anual. Falo isso focando a nossa realidade escolar. Privilegia muito o que está longe e se esquece do que é realmente importante para nossas crianças e jovens. E se tratando dos jovens que visa concluir sua educação básica pensando em se ingressar no mercado de trabalho que pena! Aí sim a escola deve repensar por completo qual a sua importância para a sociedade. Como entender algo do cotidiano de uma empresa, se o espaço de aprendizagem se limita às quatro paredes da sala de aula? Como entender de relatórios, programas, analises de dados e tantas outras coisas, se o livro didático é o manual insubstituível? E ainda, devemos levar em conta a precariedade desses recursos para essa educação do século XXI. Contudo, sei o quanto é importante vencermos esses obstáculos, sei da necessidade de se pensar numa educação ampla que visa organizar e articular todos os espaços tornando em verdadeiros espaços de aprendizagem. E, uma educação ampla precisa de ser visto com um olhar amplo, envolver novas formas de ensinar com um currículo condizente com a tecnologia e com os recursos tecnológicos disponíveis.
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