quarta-feira, 13 de abril de 2011

Pesquisa por Projetos

A Pesquisa escolhida teve como tema: "teatro comunicação e expressão": linguagem, leitura e escrita nas séries iniciais. Os conteúdos curriculares envolvidos foram: dramatização, contos e reconto de histórias, leitura, escrita e expressão corporal. Números de alunos envolvidos na pesquisa foram: 37 alunos de pré escola ao quinto ano; professoras Eliane Ribeiro de Souza e Simone Fernandes da Silva Freitas. Foram utilizadas as seguintes mídias Câmera digital, notebook e data show, computadores para pesquisa das peças, impressoras, caixa de som e microfones. A pesquisa teve o seguinte tempo de duração 1 bimestre. Atitudes dos alunos no tocante a pesquisa, os mesmos mostraram-se motivados em desempenhar as atividades propostas, participaram da escrita de peças, organizaram figurinos, e apresentaram várias peças em momentos cívicos da escola e eventos escolares como: noite da família, comemoração natalina e tantos outros momentos. Na reflexão feita junto alunos e professores regentes das salas podemos perceber que a encenação teatral facilita a compreensão de conteúdos trabalhados, convivência em grupos, autoconfiança, e percepções de suas possibilidades e limitações. Análise da pesquisa: a pesquisa teve como objetivo levar os professores das séries iniciais da Escola Municipal Bela Vista a refletir sobre a importância do desenvolvimento de atividades teatrais na prática pedagógica e que esta amplia a capacidade de comunicação, expressão e socialização dos alunos. Desenvolveu-se pesquisa bibliográfica e empírica. Assim, se compreendermos que as diversas linguagens artístico-culturais constituem modos de conhecer e de explicar a realidade tão válida quanto os saberes organizados pelos diversos ramos da ciência, precisamos rever nossas práticas educativas.
Desta forma, percebe-se que as escolas privilegiam um tipo de linguagem, aquela vinculada aos usos escolares, ou seja, a que serve a produção dos conteúdos dos livros didáticos mediante sua transmissão, repetição e avaliação.
Se antes a criança tinha possibilidades de utilizar outras linguagens para ler e dizer coisas sobre si e sobre o mundo, vê-se de repente cercada não apenas pelas amarras de uma única forma de se expressar, mas também pela unicidade e previsibilidade dos sentidos possíveis.
Diante disso, é importante salientar que não há como constituirmos autores, críticos e criativos se não dermos abertura a pluralidade de linguagens, estamos imersos em um espaço temporal e cultural que é repleto de signos e significados, que são expressões e manifestações dos homens, como: as artes, pinturas, livros, músicas, etc. “Pensamos, narramos, agimos, inspiramos, sentimos, imaginamos e criamos”.
Ninguém cria no vazio e sim, a partir das experiências vividas, dos conhecimentos e dos valores apropriados. Somos agentes ativos do processo de construção. Dessa maneira, precisamos dispor de tempo e dedicação para concretizarmos uma proposta inovadora, tornando nossa sala de aula em palco, onde a intenção não é produzir produtos acabados ou mesmo pré-determinados, mas propiciar um enriquecimento dos meios de expressões dos alunos ou do grupo, abrindo as portas para que haja um maior conhecimento de si mesmo, do outro e da realidade que os rodeiam.
Para lidar com essa pluralidade de linguagens cada vez mais presente no cotidiano, a escola não pode estar alheia, mas sim torná-la como um ponto de partida, e não mascarar essa pluralidade e sim fazer valer-se dela, para enriquecer o aprendizado e a vivência do grupo.
Nas séries iniciais da Escola Municipal Bela Vista, busca-se encontrar um equilíbrio entre objetivos comuns e a necessidade de um debate atual em torno de educar e ensinar no contexto da cultura, aprender a ler imagens, sons, objetos que amplia nossas possibilidades de sentir e refletir sobre nossas ações que criem outras formas de vida no sentido de uma sociedade justa e feliz.
Diante disso, o mais importante é que o desafio foi aceito por alunos e professores das séries iniciais da Escola Municipal Bela Vista e num futuro próximo possamos ver atuando atores e autores de nossa história enriquecendo a convivência coletiva e contribuindo para o crescimento tanto do educando quanto educador.

Professoras: Clarice B.
Jhordannia A. A.
Simone F. da Silva Freitas

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