Segundo o DIEB (Dicionário Interativo da Educação Brasileira), Currículo escolar é o conjunto de dados relativos à aprendizagem escolar, organizados para orientar as atividades educativas, as formas de executá-las e suas finalidades. Geralmente, exprime e busca concretizar as intenções dos sistemas educacionais e o plano cultural que eles personalizam como modelo ideal de escola defendido pela sociedade. A concepção de currículo inclui desde os aspectos básicos que envolvem os fundamentos filosóficos e sociopolíticos da educação até os marcos teóricos e referenciais técnicos e tecnológicos que a concretizam na sala de aula.
Assim, o currículo como o conjunto de ações é imprescindível novas discussões para que a integração das tecnologias realmente se concretizem no processo ensino e aprendizagem, pois diante de tantas mudanças fica as palavras do grande mestre Paulo Freire “Há necessidade de sermos homens e mulheres de nosso tempo que empregam todos os recursos disponíveis para dar o grande salto que nossa educação está a exigir”.
Refletindo sobre a leitura dos artigos Tecnologia, Currículo e Projetos, indicados para a essa atividade teve pontos que considerei muito importante para o nosso crescimento profissional em relação ao uso dos novos recursos tecnológicos, uma vez que os adotamos em nossa prática em sala de aula, usando-os como complementos para o enriquecimento dos saberes de nossos educandos, estes impulsiona a abertura de espaços ao mundo e ao contexto, permitindo articular as situações global e local, sem contudo abandonar os conhecimentos trazidos pelos educandos. Podendo ser ainda, um ponto forte nos projetos escolares pensados a partir da realidade dos alunos onde estes possam interagir e tirar suas possíveis dúvidas com educandos de outras realidades.
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