terça-feira, 28 de junho de 2011

Praticando o Teatro na Escola

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino
Componente Curricular
Tema
Ensino Fundamental Inicial
Linguagem
Praticando o Teatro na Educação Infantil
Ensino Fundamental Final


Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Ampliar as habilidades de leitura por meio da leitura dos textos teatrais;
Incentivar a prática da leitura nos alunos das séries finais (9ºano) através da contação de histórias infantis na educação infantil;
Possibilitar aos alunos da séries finas (9ºano) a responsabilidade de planejar e executar as histórias.
Duração das atividades
2 aulas de 60 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não é necessário que os alunos tenham conhecimentos prévios.
Estratégias e recursos:
Estratégias utilizadas profª Clarice, Deyse, Lília e Simone
1º momento : Fazer uma roda de leitura com os alunos do 9º ano, trabalhando métodos de leitura: expressão facial, entonação de voz, pontuação e fluência da mesma.
Trabalhar maneiras de utilizar fantoches para dramatizações de histórias.
Expor aos alunos a proposta da atividade e questioná-los sobre quem gostaria de desenvolvê-las.
Estratégias utilizadas pelas alunas Carine e Juliany
1º Momento: Trabalhar com os alunos usando o notebook e data show visualizando a história “Chapeuzinho Vermelho”. Filmar os alunos durante a atividade.
2º Momento: Instigar os alunos a interpretação da história assistida, deixando-os transparecer o grau de satisfação pelas mídias utilizadas na realização da atividade.

3º Momento: Disponibilizar aos alunos materiais diversos para a confecção de fantoches dos personagens para a dramatização da história.
4º Momento: Dramatizar a história assistida através de fantoches, interagindo com os alunos da educação infantil, deixando livre a escolha dos personagens. Filmar os alunos.

          
Recursos Complementares
Notebook, data show, filmadora e fantoches
Avaliação
Assistir com os alunos a filmagem das atividades realizadas e proporcionar um momento de reflexão onde cada um possa relatar a experiência vivida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário