Em sua entrevista o professor Doutor Pedro Demo fala bem claro a respeito das mudanças no processo de ensino e aprendizagem e segundo ele, elas vão acontecer com ou sem a nossa participação.
Ainda a respeito da entrevista considero bem interessante quando ele coloca a “linguagem da escola”, onde e quando nossos alunos vão aproveitar de um terço do que a escola ensina em termos de conteúdos. Sabendo-se, que as crianças de hoje estão inseridas num ambiente totalmente diferente da escola.
E quando falamos em ambientes “ laboratório de informática,
quadro interativo, internet banda larga,” chega dar um peso na consciência vendo algumas realidades onde a escola parece mais um museu precisando ser demolida e reconstruída numa nova visão de espaço de aprendizagem. Espaço esse, que deve ser visto com olhos de quem vive nessa realidade e não de quem pensa que deve ser assim.
E o que Demo coloca em relação ao novo perfil do professor, com certeza será esse o profissional que fará a diferença, que ocupará de agora em diante o ambiente chamado Escola.
Interessante também a ressalva que ele faz dizendo que o professor “precisa ser cuidado”,assim, entendo que preparar esse profissional não é mais um querer do poder público e sim uma necessidade em fazê-lo.
E a nós, vale as reflexões que estamos fazendo desde o início do curso, sabendo-se que não da mais para pensar em aprendizagem usando a “bengala no meu tempo,” precisamos sim, rever nossas práticas, integrar novas formas de ensinar, potencializando nossos alunos a construção de seus saberes. Precisamos aprender, e aproveitar as oportunidades que temos hoje, fazendo a diferença naquilo que nos propomos a fazer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário